MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 17 de setembro de 2011

Pesquisador cearense usa brinquedos para ensinar ciência

 

Chamado de 'Dr. Brinquedo', ele montou brinquedoteca na universidade.
Ensinamentos são destinados à crianças e futuros educadores.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Marcos acredita no aprendizado através do uso de brinquedos pelas crianças (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Marcos Teodorico acredita no aprendizado através do
uso de brinquedos pelas crianças
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
O pesquisador cearense Marcos Teodorico usa os brinquedos para ensinar a ciência e teve a ideia de criar uma brinquedoteca dentro da Universidade Federal do Ceará (UFC). "Comecei a perceber que o jogo, o brinquedo e a brincadeira eram um conteúdo de grande importância e uma arma poderosa como educador”, explica Marcos. Sua técnica o fez ganhar o apelido de “Dr. Brinquedo” e ele parece ter gostado. "Olha, é novo pra mim, nunca me chamaram de Doutor Brinquedo, mas fico honrado porque para mim é muito bom”, diz.
Assim como a maioria dos objetos, os brinquedos também evoluíram com o tempo e ganharam versões mais modernas e detalhes eletrônicos. Mas uma das estantes do laboratórios tem brinquedos tradicionais, feitos à mão. Muitos fizeram parte da infância do próprio professor, que aposta na diversão das crianças com brinquedos antigos."Resgatar o jogo tradicional é uma forma de buscar o passado, viver o presente e preparar essas crianças para o futuro", diz o pesquisador. As crianças confirmam a tese de Marcos.“Antigamente haviam brinquedos de assoprar, mas hoje só tem computador e videogame", diz a estudante Andreza Pimentel.
Segundo o pesquisador, Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos, a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar, libera os desejos e sentimentos, desenvolvendo criatividade e auto-estima, além de se socializar. Durante a interação com as crianças, o Dr. Brinquedo cita filósofos: “Aristóteles, Sócrates e Platão dizem que brincar é uma forma de suavizar a mente humana”, diz antes de pedir para que cada criança resuma em uma palavra o que achou da brincadeira.
A brinquedoteca também funciona como sala de aula para futuros educadores que aprendem uma lição valiosa com o pesquisador: que para lidar com crianças, também tem que ser um pouco criança .”Nunca deixar de brincar é uma forma de suavizar a vida, entender a humanidade e ser uma pessoa mais feliz”, diz o Dr. Brinquedo.

Brinquedoteca da Universidade Federal do Ceará recebe futuros educadores que aprendem a como ensinar ciências através dos brinquedos (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Brinquedoteca da Universidade Federal do Ceará recebe futuros educadores que aprendem a como ensinar ciências através dos brinquedos (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário