MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mercadante defende acordo sobre partilha de royalties do petróleo

Ministro diz que derrubada de veto fará a pasta perder R$ 12 bi em 9 anos.
Governo deve apresentar nova proposta de partilha nesta semana.

Fábio Amato Do G1, em Brasília
O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (13) que a pasta perderia R$ 12 bilhões em nove anos caso o Congresso derrube o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chamada emenda Ibsen, que prevê a partilha igualitária dos royalties da exploração do petróleo entre estados produtores e não-produtores.

“Se derrubarem o veto, o ministério perde 12 bilhões em nove anos, sem contar o pré-sal”, disse o ministro durante audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado.

Mercadante pediu aos senadores que “não dividam o Brasil em torno disso [partilha do pré-sal] e não pulverizem os recursos” dos royalties.




Ele defendeu que parte da verba do pré-sal seja destinada para investimentos em educação, ciência e tecnologia. “Temos que usar os recursos dos royalties para o país dar um salto rumo a uma economia sustentável”, disse.

Nesta semana, o governo deve apresentar uma nova proposta de divisão dos royalties entre União, estados produtores e não-produtores. O governo pretende chegar a um acordo sobre a partilha dos recursos até o dia 5 de outubro, quando o veto à emenda Ibsen deve ser votada no Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário