MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 10 de setembro de 2011

Mato Grosso é lider nacional na produção de grãos, diz IBGE

 

Estado produz 31,1 mi/t e disputa com Paraná, que tem 30,8 mi/t.
Especialista acredita que nos próximos três anos liderança será definitiva.

Vivian Lessa Do G1 MT
Mato Grosso é líder na produção nacional de grãos na safra 2010/2011 com 31,1 milhões de toneladas. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no penúltimo levantamento da temporada, divulgado nesta sexta-feira (9). O estado também tem a maior área plantada do país, com 9,6 milhões de hectares. A liderança na produção de grãos não é absoluta, já que o Paraná, que tem 30,8 milhões de toneladas, perde de Mato Grosso em 262 mil toneladas de grãos.
O supervisor de pesquisa agropecuária do IBGE-MT, Pedro Nessi Snizek, adianta que a disputa entre os dois estados deve se manter na próxima safra. Nesta temporada, ele ressalta que Mato Grosso pode apresentar queda na produção em razão do algodão em caroço. “No estado, o algodão adensado sofreu muito com a seca. Só ocupamos a primeira posição do ranking porque o Paraná teve grandes perdas na produção de milho na segunda safra”, explica.
Esse cenário, de acordo com o especialista, deve se reverter nos próximos três anos. A perspectiva é que Mato Grosso lidere a produção de grãos do Brasil definitivamente. “Estamos incorporando áreas degradadas de pastagem para o plantio da soja, principalmente na região do Araguaia. Com isso, teremos aumento na produção”. O estado é o maior produtor da oleaginosa, com 20,8 milhões de toneladas, representando 27,8% da produção nacional de 74,8 milhões de toneladas de soja.
Além da soja, o estado destaca-se na produção total de milho (primeira e segunda safra), com 7,6 milhões de toneladas, ficando somente atrás do Paraná, que acumula 11,5 milhões de toneladas. A produção de algodão herbáceo (caroço) mato-grossense, de 2,5 milhões de toneladas, representa 50% da nacional. “Temos potencial de aumentar a produção mais que outros estados”, completou.
Conab
No levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos mato-grossense na safra 2010/2011 é a segunda maior do país, com 30,9 milhões de toneladas. A liderança é do Paraná, que tem 32,4 milhões de toneladas. De acordo com o representante regional do IBGE, os dados são divergentes porque utilizam metodologias diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário