MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lei obriga população a fazer coleta seletiva de lixo em Campo Verde (MT)

 

Lixeiras de coleta seletiva foram instaladas em diversos pontos da cidade.
Atualmente, Campo Verde produz mais de 20 toneladas de lixo são por dia.

Do G1 MT
 Uma lei municipal determina que a população de Campo Verde, a 139 quilômetros de Cuiabá, a fazer a coleta seletiva do lixo. O prazo de adaptação nas casas, comércio e órgãos públicos é de 180 dias. Para colocar a lei em prática, lixeiras para a coleta seletiva foram instaladas nas principais avenidas e nos prédios públicos da cidade. Além disso, um caminhão faz o recolhimento do lixo reciclável nas residências.
Atualmente, todos os resíduos produzidos em Campo Verde, mais de 20 toneladas por dia, são jogados em um lixão com aproximadamente dois hectares. O secretário de Meio Ambiente de Campo Verde, Manoel Messias da Silva, explica que foi justamente para diminuir esta quantidade que a coleta seletiva foi criada. "À medida que inaugurarmos a usina de triagem no aterro sanitário, de forma licenciada, vamos isolar o lixão e retirar o material que for possível reciclar. Depois vamos fazer um trabalho de recuperação naquela área", frisou o secretário.
A cidade tem cerca de 32 mil habitantes e todos deverão se adequar à lei, sancionada em agosto. "A lei também garante que após esse tempo de adaptação, que são 180 dias, as pessoas que não se adequarem ao processo serão multadas para que a gente tenha uma garantia que dentro da residência, do comércio, tenhamos a separação do lixo. E que o lixo que vá para o aterro sanitário seja a maioria orgânico", disse o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim.
Estrutura
Ao todo a cidade conta com três caminhões de lixo, sendo dois compressores que fazem a coleta comum e um outro caminhão que recolhe o material reciclável. Os coletores trabalham diariamente e recebem o lixo seco das casas e estabelecimentos comerciais de Campo Verde. Tudo é levado para um depósito onde o mateiral é separado para depois ser revendido. O lucro vai para os 22 coletores que trabalham na cooperativa.
Na casa da engenheira Janaine Donini, a família toda participa da coleta seletiva. O lixo seco é acumulado durante toda a semana já que no bairro em que ela mora o caminhão que leva o material para reciclagem passa sempre na quinta-feira. Já o lixo orgânico é recolhido diariamente. "Estamos deixando de jogar [lixo] nos rios, terrenos, objetos que vão ficar anos até ter sua decomposição completa", disse Janaine.
A previsão é que mais 250 cestas para coleta seletiva do lixo sejam instaladas até o fim do ano em Campo Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário