MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Governo do CE gasta menos que o obrigatório em saúde, diz oposição

 

Base aliada diz que o Estado terá um dos melhores sistemas de saúde.
No Hospital Geral de Fortaleza, paciente espera 12 horas por atendimento.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Deputados da oposição criticaram a saúde no estado do Ceará em audiência nesta quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa. Eles disseram que o Governo gasta menos que o obrigatório, mas deputados da base aliada contestaram.
A oposição denunciou o baixo investimento do Governo do estado na saúde . A constituição brasileira determina que os estados apliquem pelo menos 12% do orçamento anual em saúde. De acordo com a oposição, o Ceará não cumpre este percentual. "O Ministério da Saúde está divulgando dados de 2008 e 2009 e mostra que 13 estados da federação gastaram menos de 12% de suas receitas líquidas com a saúde dentre eles está o estado do Ceará que aplicou apenas 9,84%", afirma o deputado Roberto Mesquita (PV).

Base aliada rebate acusações
O Governo contestou. Segundo a Secretaria da Fazenda, o Ceará investiu em 2008, 13,83% do orçamento em saúde; em 2009, 17,23% e em 2010, 18,23%. “O Governo tem montado uma infraestrutura que vai tornar Ceará o estado com um dos melhores sistemas de saúde do Brasil com a instalação de policlínicas, Upas e hospitais regionais", diz o deputado Antonio Carlos Freitas (PT), líder do governo na Assembleia.
Para a oposição, o governo inclui no orçamento da saúde despesas de outras áreas. "Adequando dentro do percentual de saúde, água, saneamento de todo tipo, pagamento de aposentados e de pensionistas, são coisas que o Tribunal de Contas do Estado já não admite serem inseridas dentro da dotação orçamentária da saúde", diz o deputado Fernando Hugo (PSDB).
"Incorpora-se aos gastos com saúde, gastos com saneamento básico que também estão ligados à questão da saúde, tendo em vista que água tratada e esgoto é responsável pelas doenças quando o serviço não é feito, mas hoje ainda incorpora-se esses gastos porque fazem parte da legislação e por isso é constitucional", rebate o deputado estadual Lula Morais, do PC do B.

12 horas por um atendimento no HGF
Câmera flagra pacientes em macas no Hospital Geral de Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Câmera flagra pacientes em macas no Hospital
Geral de Fortaleza (Foto Verdes Mares/ Reprodução)
A estrutura externa do Hospital Geral de Fortaleza impressiona pelo prédio novo, mas dentro a situação é diferente, com pacientes em macas no chão pelos corredores aguardando atendimento. O marido da professora Irismar Costa Alvea foi trazido na noite de quarta-feira (7) com fortes dores no abdômen. Ele esperou, no corredor do hospital, para fazer exames na manhã desta quinta-feira. "Eu vi ontem a noite pacientes pacientes esfaqueados no chão. As paredes sujas de sangue. Encontrar uma cadeira para o paciente que está passando mal é difícil. Não tem macas e as pessoas ficam na cadeira e nós, os acompanhantes, de pé", disse a professora.
Segundo a direção do Hospital Geral de Fortaleza, com a reforma foram instaladas centenas de cadeiras novas. Sobre a reclamação do paciente que esperou 12 horas por um exame, a direção disse não ter recebido nenhuma reclamação através da ouvidoria do hospital, mas afirmou que vai apurar os motivos para a demora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário