MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Governo diz que surto de meningite não afetou foliões em hotéis na BA

 

Sete casos da doença foram registrados entre funcionários. Três morreram.
Secretaria de Saúde afirma que vítimas não tiveram contato com hóspedes.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os sete casos de meningite C que resultaram em três mortes durante uma semana em Costa do Sauípe, no Litoral Norte da Bahia, já são considerados um surto da doença. No entanto, a Vigilância Epidemiológica do Estado descartou a possibilidade de ter havido disseminação entre os foliões que participaram do Sauípe Folia, micareta indoor realizada de quarta (7) a sábado (10) nas instalações dos hotéis de luxo do complexo turístico. Grandes nomes da axé music se apresentaram para baianos e turistas.
Como medida preventiva, a Secretaria informou que cerca de 1.800 pessoas que estiveram em Costa do Sauípe neste período receberam medicação para bloquear o surgimento de novos casos.
A Sesab afirma que os casos da doença não têm relação com a festa e nenhum hóspede foi contaminado. “Assim que os casos foram confirmados foi comunicado tanto à organização do evento quanto à administração do complexo”, afirma o coordenador da Vigilância Epidemiológica. Ainda segundo ele, os funcionários que foram contaminados pela meningite meningocócica do tipo C não mantinham contato com os hóspedes porque atuavam em funções internas e, por esse motivo, a festa não foi interrompida.
Quatro homens, entre 22 e 25 anos, permanecem internados com a doença no Hospital Couto Maia, em Salvador. De acordo com a Secretaria de Saúde, um desses pacientes está em estado grave.
As mortes foram registradas na quarta (7), sexta (9) e sábado (10). A mulher tinha 54 anos e os dois homens, 20 e 23. A administração do complexo turístico informou que os três funcionários que morreram eram moradores dos municípios de Mata de São João, Camaçari e Entre Rios. Os quatro pacientes que permanecem internados residem em Mata de São João.
Histórico

De acordo com a Sesab, a Bahia registrou 550 casos de meningites até o dia 30 de julho deste ano. Do total, 57 pessoas morreram pela doença. O órgão destaca que 194 dos casos foram de origem bacteriana, 270 de origem viral, 10 de outra etiologia e 76 não especificadas. Em 2010, o estado foi alvo de 1006 casos da doença, sendo 342 de origem bacteriana.

A meningite foi manifestada em moradores de dez cidades baianas. Segundo o órgão, Jussari e Nova Ibia, na região sul, se destacam com maior probabilidade de contaminação por habitante.

Do total de casos neste ano, 256 ocorreram em Salvador, acarretando 17 óbitos decorrentes de todas as etiologias da meningite – 65 de origem bacteriana, 158 virais, 29 não especificadas e quatro casos de outras etiologias. A doença meningocócica (DM), que é de origem bacteriana, afetou 39 pessoas e matou 11 na cidade. Segundo o órgão, o número corresponde à redução de 60,39% da DM em 2011, comparado ao mesmo período de 2010.

Sintomas
A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.
Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário