MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Funcionários de complexo hoteleiro são vacinados contra meningite C

 

Ação foi adotada após um surto da doença, que matou três funcionários.
Pessoas ligadas ao turismo na Bahia devem se vacinar, definem secretários.

Do G1 BA
Funcionários do Complexo de Costa do Sauípe começam a ser vacinados nesta sexta-feira (Foto: Divulgação/ Assessoria do Complexo)Ação foi adotada após surto que matou três pessoas
(Foto: Divulgação/ Assessoria do Complexo)
Os 1.800 funcionários do Complexo Costa do Sauípe, na região metropolitana de Salvador, começaram a ser vacinados contra a meningite meningocócica na tarde desta sexta-feira (16), de acordo com informações da assessoria.
A ação foi adotada após um surto da doença, que matou três pessoas e contaminou outras quatro, que permanecem internadas no Hospital Couto Maia, em Salvador. Todos elas são funcionárias do complexo de hotéis de luxo. Um dos pacientes está em estado grave.
Ainda segundo informações da assessoria, a distribuição das vacinas deve ser concluída em até sete dias. Tanto os funcionários diretos quanto os temporários devem ser imunizados. O complexo funciona normalmente, com mais de 1.400 hóspedes, de acordo com a assessoria.
Precaução

Na terça-feira (14), os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e do Turismo, Domingos Leonelli, além de empresários do ramo, decidiram que cerca de dez mil pessoas que atuam em setores ligados ao turismo no Litoral Norte da Bahia devem ser vacinadas contra a meningite C.
Na reunião, o secretário Jorge Solla estimou que serão imunizadas aquelas pessoas que trabalham direta e indiretamente nos hotéis e em atividades de contato com os turistas. Também ficou acordado que os custos da vacinação serão divididos entre Governo do Estado e empresários.
Protesto
Moradores de Subaúma, no Litoral Norte da Bahia, a 119 km de Salvador, bloquearam a avenida principal do distrito na manhã de quarta-feira (14) em protesto contra o surto de meningite C na região. A manifestação impediu o fluxo de entrada e saída dos veículos, inclusive o o transporte coletivo.
De acordo com o manifestante Luciano de Jesus, de 27 anos, a maioria dos moradores da região trabalham em Costa do Sauípe. “Todos os moradores estão aqui nesta manhã e só vamos sair quando o prefeito ou alguma autoridade da prefeitura vier conversar com a gente. Queremos vacina e que o posto de saúde da cidade funcione também à noite”, explica. Segundo ele, o posto de saúde funciona até as 17h.
Histórico
De acordo com a Sesab, a Bahia registrou 550 casos de meningites até o dia 30 de julho deste ano. Do total, 57 pessoas morreram pela doença. O órgão destaca que 194 dos casos foram de origem bacteriana, 270 de origem viral, 10 de outra etiologia e 76 não especificadas. Em 2010, o estado foi alvo de 1006 casos da doença, sendo 342 de origem bacteriana.
A meningite foi manifestada em moradores de dez cidades baianas. Segundo o órgão, Jussari e Nova Ibia, na região sul, se destacam com maior probabilidade de contaminação por habitante.
Do total de casos neste ano, 256 ocorreram em Salvador, acarretando 17 óbitos decorrentes de todas as etiologias da meningite – 65 de origem bacteriana, 158 virais, 29 não especificadas e quatro casos de outras etiologias. A doença meningocócica (DM), que é de origem bacteriana, afetou 39 pessoas e matou 11 na cidade. Segundo o órgão, o número corresponde à redução de 60,39% da DM em 2011, comparado ao mesmo período de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário