MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fogo ameaça queimar área que abriga 5 mil aves no Pantanal de MT

 

Incêndio está concentrado em área próxima a ninhais de pássaros.
Controle do incêndio é feito por brigadistas do Instituto Chico Mendes.

Dhiego Maia e Ericksen Vital Do G1 MT
Incêndio Pantanal Taiamã (Foto: CBM- 5ª Região)Brigadistas em combate a incêndio que se alastra
abaixo da vegetação rasteira (Foto: CBM- 5ª Região)
Um incêndio florestal tem ameaçado queimar uma área do Pantanal Mato-grossense que abriga cerca de 5 mil aves como tuiuiús, garças e araras-azuis. O fogo começou há cerca de duas semanas na região de mata próxima à reserva ecológica Taiamã, região de Cáceres, a 204 km de Cuiabá, e está se aproximando da região dos ninhais.
“A nossa maior preocupação agora é com os ninhais. Seria uma perda horrível”, comentou o chefe do Instituto Chico Mendes (ICMbio), Jair João Mattia, que tem monitorado em tempo real a evolução dos focos na região.
Ao G1, o representante do Corpo de Bombeiros da 5ª Região, que abrange Cáceres e outros 22 municípios, Licínio Ramalho Tavares, informou que o incêndio está localizado a dois quilômetros de distância dos ninhais dos pássaros. " O fogo é registrado abaixo da vegetação e até o momento segue controlado", disse. Tavares ainda ressaltou que cinco brigadistas do Corpo de Bombeiros deixaram o local e o monitoramento segue feito por oito homens do ICMbio.
Para Mattia, a maior dificuldade em extinguir o fogo é por conta do relevo que é de difícil acesso e registra constantes mudanças do vento. Ainda segundo Mattia, o fogo chegou a ameaçar a estação ecológica de 14 mil hectares, mas já foi controlado antes. Contudo, o fogo se espalhou rumo à região dos ninhais onde vivem as aves, algumas delas ameaçadas de extinção. A região é importante para pesquisas sobre o comportamento das aves do Pantanal. O ICMbio tem uma estação de pesquisa na região.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas a hipótese mais provável, segundo o chefe do ICMbio, é que o fogo tenha sido provocado por questões naturais, como um raio.
Fogo na fronteira com a BolíviaUm outro grande incêndio florestal consumiu, em duas semanas, cerca de 80 mil hectares do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, município mato-grossense a 562 km de Cuiabá e que faz fronteira com a Bolívia. Isso representa cerca de metade dos 158.620 hectares do parque, que foi criado no dia 4 de novembro de 1997. A estimativa foi apontada pelo tenente-coronel Licínio Ramalho Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros da 5ª Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário