MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de setembro de 2011

Festival de Cinema Cineport começa nesta segunda em João Pessoa

 

Este será o terceiro ano que o evento é realizado na capital paraibana.
Homenageada do ano será a cantora portuguesa Sara Tavares.

Do G1 PB
Cineport começa nesta segunda-feira em João Pessoa (Foto: Divulgação)Cineport começa nesta segunda-feira (18) na capital
(Foto: Divulgação)
Nesta segunda-feira (19) João Pessoa se transforma na capital do cinema da língua portuguesa. A 5ª edição do Cineport, que neste ano homenageia a Cidade do Cabo, promete movimentar o cenário cultural e promover o intercâmbio entre mais de sete países. O público estimado para o evento, que será realizado na Usina Cultural da Energisa até o próximo domingo (25), é de cerca de 50 mil participantes. A homenageada deste ano é a cantora Sara Tavares,
Com o objetivo de integrar e promover o mercado cinematográfico dos países de língua portuguesa, o Cineport irá reunir personalidades ligadas ao audiovisual de diversos países, estimulando o intercâmbio cultural, promovendo encontros, seminários, painéis, debates, conferências, mostras, lançamentos de publicações, DVDs, filmes e vídeos.
Este será o terceiro ano que o evento será realizado em João Pessoa. Para este ano, estão sendo esperados participantes da Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e de diversas partes do Brasil.
Segundo o secretário de Turismo João Pessoa (Setur), Francisco Linhares, o evento fortalece o calendário cultural da cidade. "O Cineport proporciona aos pessoenses e visitantes a oportunidade e a opção de participar de um evento que agrega experiências importantes dos países de língua portuguesa na promoção de um dos mais relevantes segmentos da economia criativa no mundo”, enfatiza Linhares.
O Cineport é realizado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, patrocinado pela Energisa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o apoio pelo Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa.

Turismo
Durante o evento, a Setur e a PBTur disponibilizarão Posto de Informações Turísticas (PITs), com objetivo de auxiliar as pessoas que visitam a cidade, tirando as dúvidas mais frequentes e dando informações sobre a história, localização de meios de hospedagem, agenciamento, alimentação, transportes e os principais atrativos de João Pessoa.

Homenageada

Com 17 anos de carreira, Sara Tavares possui uma identidade musical capaz de integrar diversos elementos, sejam eles africanos, portugueses ou universais. Partindo da música soul americana que cantava na adolescência, ela passou pela intensidade espiritual do gospel até chegar a uma sonoridade muito própria ou mesmo única. Hoje, é uma das maiores representantes de uma musicalidade que nasce em Lisboa, mas que se inspira no passado africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário