MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escola técnica na BA é destaque entre instituições públicas no Enem

 

IFBA em Valença atingiu melhor nota nas provas realizadas em 2010.
Professores apontam aulas práticas como diferencial para estudantes.

Do G1 BA
IFBA em Valença (Foto: Divulgação)Alunos dispõem de laboratórios para aulas práticas
(Foto: Divulgação)
Ensino integrado e contextualizado. Essa é a fórmula utilizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Valença - que ajudou a obter a melhor média total na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas públicas do estado em 2010. Valença é o maior município da região baiana chamada de Costa do Dendê e localizado a cerca de 250 Km de Salvador.
Segundo o corpo docente da instituição, a dedicação dos alunos é fundamental para o bom desempenho nas provas. “Por causa do esforço dos estudantes, fomos bem representados no exame”, diz a professora de geografia Rosângela Patrícia Moreira. A média total alcançada pelo campus Valença foi de 638,41.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Aprendizado participativo
IFBA em Valença (Foto: Divulgação)Professores usam conteúdo diferenciado no dia-a-dia
(Foto: Divulgação)
De acordo com o professor de português Moacir Saraiva, aulas práticas estimulam a criatividade do estudante e melhoram o aproveitamento do aprendizado.
Alba Rogéria Silva, professora de artes e disciplinas técnicas, também ressalta que a contextualização é fundamental para motivar e incentivar os alunos. “Em outubro, por exemplo, vamos a Ouro Preto (Minas Gerais) com os alunos do 3º ano do curso técnico de turismo. Vamos fazer uma visita técnica e ao retornar, eles serão motivados a colocar em prática o que viram e aprenderam. Ao mesmo tempo que eles se preparam para o vestibular, eles podem viver novas experiências, além do conteúdo normal”, comemora a professora.
De acordo com a direção da escola, os alunos têm a preparação do ensino médio com as disciplinas técnicas e não há um direcionamento específico para o Enem. “Não adianta direcionar o aluno para questões do conhecimento só para o vestibular se você não desenvolve a capacidade dele”, relata Alba Rogéria, que há 12 anos leciona na instituição.
Para Rosângela Patrícia, ensinar geografia de maneira contextualizada com a da região, proporciona melhor compreensão do conteúdo. “Para o aluno aprender mais sobre o que eles leem nos livros, é fundamental que eles vejam o que estão aprendendo”, comenta.
IFBA em Valença (Foto: Divulgação)Entrada do IFBA no município de Valença
(Foto: Divulgação)
Em funcionamento há 15 anos, o IFBA possui uma estrutura que proporciona boas condições de aprendizado para o aluno. Além das salas de aula com instalações adequadas, a escola conta com uma biblioteca atualizada, acesso a internet e espaço de lazer. “Os alunos também têm atividades online, apostilas, e podem acessar provas antigas no site da escola”, diz Rosângela Patrícia.
Com 708 alunos, sendo 508 do 1º ao 3º ano do ensino médio e 200 do ensino superior (licenciaturas em matemática e computação), o IFBA oferece três cursos técnicos no campus de Valença. Entre eles está o de informática, que é o mais procurado da instituição.
A escola também atende ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), que é voltada para alunos maiores de 18 anos e que também participam do Enem. Além dos estudantes que cursam o ensino médio integrado, os alunos que optam por cursar a chamada Modalidade Subsequente, que é apenas o curso técnico, também prestam o exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário