MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ES é o terceiro no país a zerar espera por transplante de córnea, diz Sesa

 

Como resultado, 16 córneas excedentes foram encaminhadas para Goiás.
Em julho deste ano, a fila era de apenas 37.

Do G1 ES
Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Divulgação/ Sesa)Central de Captação de Órgãos da Secretaria de
Estado da Saúde (Foto: Divulgação/ Sesa)
A fila para quem aguarda por uma córnea no Espírito Santo, que já chegou a ultrapassar 300 pacientes, não existe mais. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no começo deste mês, as últimas quatro pessoas da lista receberam doação por meio da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (CNCDO). Todas passaram pelo transplante - o último deles realizado nesta semana. Como resultado, 16 córneas excedentes puderam ser ofertadas à Central Nacional de Transplantes (CNT), que as encaminhou para Goiás.
O feito coloca o Estado entre os três do Brasil onde não há espera por córnea. O Espírito Santo já chegou a ter 325 pacientes aguardando por doação de córnea. Entretanto, a quantidade de pessoas na lista foi diminuindo à medida que a quantidade de transplantes aumentava. Em 2009, foram realizados 131 procedimentos; em 2010, foram 159 e em 2011, 193, nos seis primeiros meses. Em julho deste ano, a fila era de apenas 37 e em setembro, chegou a zero. Agora, quem precisar do tecido, não precisará aguardar.
O desempenho do Estado rendeu-lhe a quinta posição no ranking nacional quando se calcula o número de transplantes de córnea por milhão de população (com 86,6%). Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a informações é relativa ao primeiro semestre de 2011 e não leva em conta, portanto, o fim da lista de receptores do tecido.

Hospitais credenciados para realizar transplante de córnea

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM)
Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV)
Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo
Hospital Mata da Praia
Instituto Oftalmológico Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário