MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Enfermaria do Hospital das Clínicas no ES é interditada pelo CRM

 

Foi constatado pelo conselho que não havia médico plantonista no local.
Direção do Hucam diz que unidade continuará funcionando normalmente.

Do G1 ES
Hucam (Foto: Fábio Vicentini/ A Gazeta)Hucam (Foto: Fábio Vicentini/ A Gazeta)
O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) interditou a enfermaria 8, do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moares (Hucam), na tarde desta quarta-feira (14). Foi constatado que não havia médico plantonista no local. Em nota, a direção do hospital informa que não irá considerar a ação, por não ter amparo legal nem ético, e que a sua unidade continuará a funcionar normalmente, e que não irá promover a transferência de pacientes. Informa também que vai adotar as medidas cabíveis contra a ação da entidade médica.
O diretor do CRM-ES, Dr. Adenilton Cruzeiro, informou que a unidade foi fechada com base numa fiscalização feita nesta quarta, em que foram encontradas, entre outras irregularidades, a falta de um médico plantonista para atender os pacientes pós-cirurgicos que estão internados em estado grave, inclusive entubados.
Segundo o conselho, o serviço 24 horas é feito por residentes, que são estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), sem o apoio de um médico. O CRM deu um prazo de 72 horas para o hospital universitário transferir os pacientes dos cinco leitos que há no local para outro setor, ou até mesmo para outros hospitais. "A enfermaria pode receber pacientes pós-cirurgicos, mas não em estado grave como estão lá. Eles deveriam estar em unidades de UTI", informa a nota do condelho. 
A direção do (Hucam) esclarece que foi surpreendida por uma ação do CRM-ES nas suas dependências, nesta quarta-feira, dia 14. A ação foi chefiada por Marcelo Guerzet, professor da UFES, que conduziu a tentativa de suspensão do funcionamento de uma enfermaria do hospital.
O Hucam informa que a enfermaria atingida pelo CRM-ES é classificada como intermediária, onde estão internados cinco pacientes, que são assistidos 24 horas por equipes de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos residentes e outros profissionais, com visitas diárias de rotina pela manhã e à tarde de médicos que fazem o acompanhamento.
Por fim, o hospital informou que já estava agendada uma audiência entre a sua direção e o CRM-ES para esta sexta-feira, dia 16, às 18h, para tratar de questões relacionadas ao hospital, e que estranha uma ação desta natureza antes da audiência e na véspera das eleições para a reitoria da Ufes.

Um comentário: