MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dilma encerra viagem aos EUA com reuniões na ONU


R7

Foto: Agência Estado
Após discursar para quase 200 líderes mundiais, a presidente Dilma Rousseff encerra nesta quinta-feira (22) sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos com reuniões de alto nível na ONU (Organização das Nações Unidas). Os encontros terão como temas segurança nuclear e diplomacia preventiva.
Os dois assuntos foram citados pela presidente no discurso feito por ela nesta quarta (21), durante a abertura da 66ª Assembleia Geral da ONU. Essa foi a primeira vez que uma mulher inaugurou o evento, realizado em Nova York.
Ontem, Dilma dedicou parte de sua fala à defesa da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. De acordo com a presidente, o órgão precisa refletir a realidade contemporânea e incorporar novos membros, tanto permanentes quanto rotativos, e em especial representantes dos países em desenvolvimento.
Sobre energia nuclear, ela lembrou que o Brasil assumiu, por compromisso constitucional, o uso dessa matriz apenas para fins pacíficos. A presidente disse, além disso, que o país está pronto para cooperar com outras nações na geração de energia limpa e renovável.
Nos encontros que ocorrem hoje, os debates serão mais específicos. No evento de energia nuclear, o pano de fundo será o acidente ocorrido na usina de Fukushima, ocorrido em maio no Japão. O objetivo será analisar maneiras de assegurar que o uso da energia nuclear para fins pacíficos se dê com o máximo de segurança.
A reunião de alto nível sobre diplomacia preventiva, que acontece no Conselho de Segurança da ONU, será organizada pelo Líbano, que ocupa a presidência da entidade no mês de setembro. O Líbano é um dos dez membros não permanentes do conselho (que têm mandatos de dois anos). No final do encontro, todos os integrantes discursam, e a expectativa é que seja emitida uma declaração.
Os membros permanentes do Conselho de Segurança, que têm poder de veto, são Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China. Os membros eleitos para 2011 e rotativos são Alemanha, África do Sul, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Colômbia, Gabão, Índia, Líbano,Nigéria e Portugal.
Após as reuniões na ONU, Dilma embarca de volta ao Brasil.
A viagem
A viagem de Dilma aos Estados Unidos já estava prevista desde a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março deste ano.
A presidente desembarcou no último domingo (18) em Nova York. Na segunda (19), em sua primeira fala durante um debate na ONU, ela disse que a saúde da mulher é prioridade em seu governo.
Na terça (20), Dilma e Obama lançaram um programa para aumentar a transparência nos governos. A presidente também manteve um encontro bilateral com seu colega mexicano, Felipe Calderón.
Na quarta (21), antes de abrir a Assembleia Geral, Dilma se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon. Após o discurso, teve encontros com os presidentes Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru), Juan Manuel Santos (Colômbia), Nicolas Sarkozy (França), e com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário