MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de setembro de 2011

Dilma chega neste domingo a Nova York para tour de seis dias


R7

Foto: R7
A presidente Dilma Rousseff chega neste domingo (18) a Nova York, onde ficará por seis dias. Dilma será a primeira mulher a abrir uma Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Hoje, a presidente não tem compromissos oficiais agendados. Mas, a partir de amanhã, terá uma agenda intensa que inclui encontros bilaterais, discussões e o recebimento de um prêmio, além do discurso para mais de 190 líderes mundiais.
A viagem da presidente será a primeira do seu mandato aos Estados Unidos e já estava prevista desde a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, em março deste ano.
Em Nova York, Dilma terá encontros bilaterais com Obama e com os presidentes do México, Felipe Calderón, da França, Nicolas Sarkozy, e com o primeiro-ministro britânico, James Cameron, previstos para terça-feira.
Um dia antes, ela particpa pela manhã de reunião na ONU sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. E, à tarde, de encontro que discute políticas para as mulheres.
Na quarta-feira , a presidente abrirá a 66ª Assembleia-Geral da ONU com discurso para líderes de mais de 190 países. Antes de falar, ela se encontrará com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Dilma será a primeira mulher a abrir a Assembleia da ONU, uma vez que sempre coube ao Brasil fazer a abertura.
As assembleias gerais da ONU acontecem desde 1945, quando a organização foi criada e a primeira sessão especial foi aberta em 1947 por um diplomata brasileiro.
Os temas desta assembleia, que reunirá chefes de Estado do mundo todo, serão, entre outros, a crise financeira internacional, o futuro político da Líbia e a criação do Estado Palestino.
A presidente Dilma Rousseff também receberá, na terça à noite, um prêmio por Serviço Público oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars. O prêmio existe desde 1998 e é concedido a líderes que tenham trabalhado para melhorar a qualidade de vida dentro e fora de seus países. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a doutora Zilda Arns, morta no terremoto do Haiti, em janeiro de 2010, receberam o prêmio em outras edições.
Na viagem aos Estados Unidos, Dilma será acompanhada por seis ministros: Antonio Patriota (Relações Exteriores), Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior), Orlando Silva (Esporte), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).
Veja a programação completa da viagem
17/09 (sábado) - A presidente Dilma Rousseff e os ministros embarcaram à noite para Nova York
18/09 (domingo) - Comitiva chega a Nova York pela manhã
19/09 (segunda-feira) - Dilma Rousseff participa pela manhã de reunião na ONU sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. À tarde, participa de colóquio, também nas Nações Unidas, sobre participação política das mulheres
20/09 (terça-feira) - No início da tarde, a presidente mantém encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em seguida, haverá a cerimônia de lançamento da Parceria para o Governo Aberto. Após a cerimônia, Dilma terá um Encontro Bilateral com o presidente do México, Felipe Calderón, e, à noite, participa de um jantar de entrega do Prêmio por Serviço Público oferecido pelo Woodrow Wilson International Center for Scholars
21/09 (quarta-feira) - Logo cedo, Dilma terá um encontro com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e em seguida, às 9h no horário de Nova York (11h do horário de Brasília), abre o debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas. À tarde, mantém dois encontros bilaterais, com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e com o presidente da França, Nicolas Sarkozy
22/09 (quinta-feira) - Último dia da estada de Dilma Rousseff em Nova York. Pela manhã ela participa de uma reunião de alto nível sobre segurança nuclear, na ONU. À tarde, estará em reunião de alto nível sobre diplomacia preventiva no Conselho de Segurança das Nações Unidas. À noite, Dilma embarca de volta ao Brasil
23/09 (sexta-feira) - Chegada da presidente a Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário