MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de setembro de 2011

Cidades de Mato Grosso enfrentam 123 dias de seca, diz Sema

 

Gaúcha do Norte e Querência são as mais afetadas pela falta de chuva.
Moradores enfrentam temperaturas acima de 35º C.

Do G1 MT
Prefeitura de Gaúcha do Norte utiliza caminhões pipa para amenizar a poeira o tempo seco (Foto: Assessoria)Prefeitura de Gaúcha do Norte usam caminhões pipa para amenizar a poeira (Foto: Assessoria)
O inverno em Mato Grosso foi marcado por um longo período de estiagem, principalmente nas cidades de Querência e Gaúcha do Norte, respectivamente, 912 km e 595 km de Cuiabá. Os dois municípios já estão há mais de 120 dias sem chuva, conforme informou o Centro Integrado Multiagências de Operação (Ciman) da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema – MT). Além disso, nas duas localidades os moradores estão enfrentando temperaturas acima de 35º C.
A meteorologista e especialista de clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Priscila Farias, explicou ao G1 que este tempo seco é normal no mês de setembro e que as ocorrências de chuva começam em outubro, mas com intensidade menor do que os dois últimos meses do ano. “Em setembro não esperávamos chuva para o estado, de acordo com a previsão. Já no mês de outubro é esperado o período chuvoso, mas com menos frequência e intensidade que os meses de novembro e dezembro”.
De acordo com o secretário de Saúde de Querência, João Carlos Pivzi, uma das preocupações durante o período de estiagem na cidade é as queimadas nos quintais das residencias, que é frequente. “Neste período estamos conscientizando as pessoas para evitarem queimadas nos quintais. Também estamos incentivando o uso de mecanismos para melhorar a qualidade do ar com o uso de bacias de água, umidificadores e tolhas molhadas”. Ele ressaltou que o trabalho de conscientização nas escolas sobre as doenças respiratórias geradas neste período. “Estamos conseguindo resultados positivos, pois as ocorrências de doenças provocadas pelo tempo seco estão bem moderadas neste ano”, frisou.
A Secretária de Saúde de Gaúcha do Norte, Andreia da Graças Silva Moraes, informou que além dos cuidados de prevenção, as ruas da cidade estão sendo molhadas para amenizar o calor. “As ruas estão sendo molhadas todas as tardes para amenizar a situação no município. Os enfermeiros estão fazendo palestras através de rádios locais e nas escolas para a prevenção de doenças geradas pelo calor intenso. Este período é muito comum os surtos de virose e os mais afetados com essas doença são os idosos e crianças”.
Outros casosEm Cáceres,  250 km  de Cuiabá, os moradores enfrentam 36 dias de seca.  Já em Poconé, 104 km de Cuiabá, a falta de chuva dura 14 dias. Na média, nos demais municípios mato-grossenses a estiagem dura cerca de 6 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário