MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ceará bate recorde no número de transplantes em 2011, diz secretaria

 

Secretaria da Saúde do Ceará confirmou 885 transplantes este ano.
Mais da metade dos transplantes realizados foi de córnea.

Elias Bruno Do G1 CE
O Ceará chegou ao seu recorde anual do número de transplantes realizados desde a implantação da Central de Transplantes do Estado, em 1998, segundo a Secretaria de Saúde (Sesa-CE). De acordo com dados do órgão, até esta quinta-feira (22), foram realizados 885 transplantes em 2011, dez a mais do que o contabilizado em todo o ano de 2010 no estado.

A Sesa-CE informou ainda que mais da metade dos transplantes feitos este ano foi de córnea, com 541 cirurgias. De acordo com a Central de Transplantes, pelo menos quatro hospitais e oito clínicas especializadas estão autorizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do Governo é, em 2012, zerar a fila de espera pela córnea em que 509 pessoas aguardando a doação.

No início de setembro, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) divulgou que o Ceará é o primeiro estado em transplante de fígado em todo o país. Já os transplantes de medula começaram a ser feitos em 2008 no Ceará e contabilizam 34 transplantados até 2011, ano em que também foi realizado o primeiro transplante de pulmão do Norte e Nordeste em um hospital de Fortaleza.

Transplantes devem ser intensificados na região do Cariri
De acordo com a diretora da Central de Transplantes, Eliana Régia, o Governo pretende intensificar o número de transplantes no interior do Estado. “Nosso grande desafio é que seja realizado no Hospital Regional do Cariri, que deve realizar (transplantes de) rins, córneas e fígado, para que os pacientes não precisem se deslocar até a capital", diz Eliana.
No total, 918 pessoas ainda esperam por tecidos e órgãos para realizarem trasplantes em todo o Estado. Com os números deste ano, 6970 pessoas foram transplantadas no Ceará desde a criação da Central de Transplantes, há 13 anos.
Veja relação dos hospitais autorizados a realizar transplantes no Ceará:
Hospital Geral de Fortaleza – córneas, pâncreas, rim e fígado.
Hospital Universitário Walter Cantídio (Fortaleza) – córnea, rim, fígado e medula óssea.
Hospital de Messejana (Fortaleza) – coração e pulmão.
Hospital São Carlos (Fortaleza) – fígado e foi autorizada para rins.
Hospital Santo Inácio (Juazeiro do Norte) – córnea.
Hospital São Francisco (Crato) – rins e córneas.
Santa Casa de Sobral – córnea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário