MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caminhão com carne paraguaia é impedido de entrar no Paraná

 

Veículo ficou dois dias no porto seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado.
País vizinho identificou foco de febre aftosa em uma fazenda.

Do G1 PR, com informações da Foz do Iguaçu
Um caminhão que saiu de Assunção, no Paraguai, e que estava carregado com 24 mil quilos de carne resfriada e embalada a vácuo foi parado pela fiscalização da vigilância sanitária, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, e obrigado a voltar para o país de origem nesta segunda-feira (19).

A medida é preventiva, uma vez que o país vizinho informou a descoberta de um foco de febre aftosa, a 400 km da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
“O nosso procedimento, nesta situação, é de rechaçar a carga devido o risco dessa doença, dessa enfermidade adentrar no país”, afirmou Adílson Sato, chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária em Foz do Iguaçu, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O veículo entrou no porto seco, no sábado (17), antes da confirmação do foco de aftosa.
Segundo informações do governo paraguaio, 13 animais da mesma propriedade localizada no distrito de San Pedro de Ycumandiyú, no Departamento de San Pedro, estão contaminados e 800 cabeças de gado deverão ser sacrificados. O presidente Fernando Lugo decretou, nesta segunda-feira, isolamento sanitário.
Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro informou aumento da fiscalização na nas fronteiras e se prontificou a auxiliar o país vizinho para erradicar a febre aftosa.
“O ministério atua com intensidade, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para que todo o território nacional seja reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) até 2013”, diz trecho da nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário