MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cacique Raoni desembarca na França por lobby contra Belo Monte

 

Indígena chegou nesta segunda-feira a Paris, a convite de ONG.
Abaixo-assinado contra construção de usina foi entregue ao líder caiapó.

Do Globo Natureza, em São Paulo
 
O líder caiapó Raoni Txucarramãe desembarcou nesta segunda-feira (19) no aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, na França, para uma visita que deve acontecer até o fim de setembro. Ele participará de uma série de atividades com o objetivo de mobilizar os europeus contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.
De acordo com o Instituto Raoni, o cacique viajou a convite de uma organização ambiental, responsável por realizar um abaixo-assinado que coletou mais de 100 mil assinaturas de pessoas contrárias à obra da usina. Os livros com as assinaturas foram entregues ao índigena ainda no aeroporto francês.
Durante sua visita, que deve durar até o fim de setembro, está previsto um encontro do líder caiapó com o ex-presidente da França, Jacques Chirac, além de uma pequena cirurgia em um dos olhos.
Polêmica
A obra de Belo Monte é a maior em andamento no Brasil. A usina será a segunda do país em capacidade de geração de energia, atrás apenas da binacional Itaipu.
O governo diz que o empreendimento é essencial para suprir a demanda energética do país em razão do crescimento econômico. Mas entidades e movimentos sociais afirmam que os impactos socioambientais são prejudiciais.
O líder caiapó Raoni desembarca no aeroporto  (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)O líder caiapó Raoni Txucarramãe desembarca no aeroporto Charles de Gaulle, nos arredores de Paris, e é recebido com pessoas segurando um abaixo-assinado contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte que coletou 100 mil assinaturas  (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)
O líder indígena deve ficar na Europa até o fim de setembro, onde se encontrará com políticos e fará uma cirurgia (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)O líder indígena deve ficar na Europa até o fim de setembro, onde se encontrará com políticos e fará uma cirurgia (Foto: Mehdi Fedouach/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário