MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BA passa a ter aparelho que identifica doença no fígado sem biópsia

 

Estado é o primeiro do norte e nordeste a ter o fibroscan.
Exame com o novo equipamento pode ser feito no Hospital das Clínicas.

Do G1 BA, com informações da TVBA
A Bahia é o primeiro estado do norte e nordeste a ter o aparelho fibroscan, que ajuda a identificar as doenças no fígado.
Segundo os médicos, o exame é rápido e não dói. Sem o uso do equipemanto, o paciente precisa se submeter a uma biópsia, uma pequena cirurgia que tira um pedaço do orgão afetado e é enviado para análise no laboratório. Já com o aparelho, não é preciso ficar internado e o resultado pode ser obtido em até cinco minutos.
O fibroscan foi desenvolvido na França há oito anos e funciona como uma central de processamento de dados, composta por um computador e uma sonda de ultrassonografia. “É uma alternativa pra gente medir a fibrose do fígado, que é uma cicatriz que ocorre devido a um processo de inflamação do fígado, que pode levar à cirrose. Antes a gente ia fazer uma biópsia, que é um procedimento que requer internamento, que não é destituído de risco, embora seja baixo”, explica Marcelo Portugal, médico.
O Hospital das Clínicas, em Salvador, recebeu o equipamento há dois meses. Ele estava em fase de teste e foi utilizado pela primeira vez em um paciente na última quarta-feira (21).
O exame com o novo equipamento pode ser feito no ambulatório Magalhães Neto, do Hospital das Clínicas, às terças, quartas e quintas. Para fazer o exame é preciso ser encaminhado por um médico especialista em doenças do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário