MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Associação de mulheres aposta no cultivo de orquídeas em MS

 

Orquidário tem mais de 300 mudas de 12 variedades.
Plantas produzidas na associação de mulheres custam entre R$ 5 e R$ 35.

Do Globo Rural
No município de Anastácio, a 130 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, um grupo de mulheres, a maioria esposas de trabalhadores rurais, se uniu para buscar alternativas de renda para a família. Há sete anos, elas formaram uma associação, que começou produzindo artesanato e agora aposta no cultivo de orquídeas.
A agropecuária e o turismo são a base da economia do município de cerca de 25 mil habitantes. A Associação de Mulheres Independentes Ativas é um grupo formado por mais de 70 associadas. “Nós pretendemos trazer mais sócias para a associação”, planeja Nilma Ifran da Silva, presidente.
Na sede, que virou ponto de turismo, tem espaço para cursos de pintura, corte e costura. O grupo produz também hortaliças para o consumo próprio e o excedente é vendido para a comunidade.
As mulheres também começaram a produzir orquídeas. Há quatro meses, foi montado o orquidário com as primeiras mudas doadas pela comunidade. Algumas matrizes foram compradas com dinheiro obtido com a venda de artesanato e num curso de três dias aprenderam a lidar com as plantas.
O dinheiro arrecadado com as vendas das orquídeas vai para o caixa da entidade. Com o dinheiro elas pagam as contas básicas, como água e luz, e os pedreiros que estão trabalhando na construção da nova sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário