MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de setembro de 2011

Agricultores retomam plantio de pimenta tabasco no Norte do Ceará

 

Produção é feita no perímetro irrigado de Jaibaras, na cidade de Sobral.
Oito famílias realizam o cultivo agora destinado ao mercado interno.

Do G1 CE
A produção da pimenta tabasco foi retomada este ano no perímetro irrigado Jaibaras, em Sobral, no Norte do Ceará, para atender ao mercado interno, especialmente, o nordestino, segundo o técnico agrícola Alberto Sá, da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Ceará. A pimenta começou a ser colhida quatro meses depois do início do plantio.
A produção foi distribuída em oito áreas e 5,5 mil pés garantem três safras por ano a oito famílias de agricultores. A área recebe água duas vezes por semana e cada planta chega a produzir cerca de 5,5 kg de pimenta.
Antes, o perímetro produzia apenas feijão. O terreno reservado para o plantio do feijão mostra que ele continua sendo o carro-chefe da agricultura familiar da região, responsável por 95% de área plantada do Jaibaras, mas a pimenta ganha cada vez mais espaço.
O agricultor Eudes Rocha planta pimenta tabasco desde o início do projeto há 11 anos e fatura cerca de R$ 700 a cada colheita. O agricultor diz não ter do que reclamar quando compara a pimenta com outros cultivos.
Originária da América do Norte, a pimenta se adaptou bem ao clima do Ceará. A espécie melhorada geneticamente para se tornar mais resistente a pragas foi introduzida no perímetro irrigado Jaibaras em 2000, de onde passou a ser exportada para os Estados Unidos. A constante oscilação do dólar nos últimos anos fez com que a produção recuasse sendo agora intensificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário