MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Agricultores estão otimistas com aumento da safra de soja em RR

 

Produtividade deve ultrapassar a média nacional.
O resultado se deve às pesquisas desenvolvidas para a região.

Do Globo Rural
A produção de soja de Roraima ainda é pequena se comparada aos grandes exportadores do país, mas o trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa vem fomentando a produção.
As pesquisas no campo experimental começaram em 1981, quando eram colhidos 1500 quilos de soja por hectare. Hoje, com toda pesquisa desenvolvida, já são colhidos 4500 quilos por hectare. A colheita prevista para 2011 é de 35 mil toneladas em 7 mil hectares plantados.
O solo arenoso é compensado por um bom índice de chuvas e a alta luminosidade, equiparando a produtividade à média nacional.
Em plena colheita dos 1400 hectares plantados, o agricultor Afrânio Vebber acredita que a pesquisa feita antes do plantio deve ajudar na produção de até 65 sacas de soja por hectare.
A soja no estado é plantada em maio e colhida no fim de agosto, meados de setembro. O período é justamente o de entressafra no restante do país, portanto a colheita em Roraima, que fica no Hemisfério Norte, acompanha o mercado americano, uma garantia de lucro mais certa para os produtores locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário