MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de setembro de 2011

Agricultores esperam aumento de valor na safra de milho de verão

 

Na região de Mamborê (PR), aumento da área plantada deve ser de 95%.
Valor da saca aumentou 50% em MG, 38,7% no PR e 80% em MT.

Do Globo Rural
Produtores de várias partes do país estão se preparando para plantar a safra de verão. No campo, a reportagem do Globo Rural foi ver o movimento em dois grandes produtores de milho: Minas Gerais e Paraná.
Em uma propriedade que fica em de Mamborê, no centro-oeste do Paraná, em alguns dias, vai entrar o milho.
No ano passado, mesmo com o preço baixo, o agricultor Wilson Menin plantou 118 hectares, a mesma extensão do ano anterior. Na região, foi um dos únicos a adotar essa estratégia. “Faz parte do meu esquema de produção a rotação de culturas. Eu vou plantar, independente de preço”, afirma.

No próximo cultivo, Wilson planeja aumentar a área de 118 para 188 hectares. O agricultor pegou dinheiro emprestado para comprar adubo e sementes de primeira qualidade.

Na região de Mamborê, o aumento da área plantada com milho deve ser de 95%. Em todo o estado, o cultivo do milho vai aumentar em uma proporção menor, cerca de 15%. Com isso, o Paraná recupera a área de dois anos atrás, quando semeou 880 mil hectares.

Minas Gerais
Na propriedade do produtor Vagner Roldi, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, a corrida agora é para terminar a revisão da máquina plantadeira. As sementes e o adubo já estão no galpão, e o agricultor vai manter a mesma área que plantou na safra passada, 400 hectares.
O plantio do milho em Minas Gerais tradicionalmente começa em outubro. Os produtores estão animados por conta das boas perspectivas do preço do grão, que se mantém em alta no mercado.
Nesta mesma época, em 2010, o preço do milho na região saía, em média, por R$ 18. Hoje, o valor da saca de 60 kg custa em torno de R$ 27, aumento de 50%. De um ano para cá, o preço subiu 38,7% no Paraná e 80% em Mato Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário