MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de setembro de 2011

Agricultores da Paraíba comemoram safra da fava após período de chuvas

 

O estado é o maior produtor do país. A leguminosa, que existe sob diversas cores, é muito apreciada na culinária do Nordeste.

Do Globo Rural
O agricultor José Félix aproveita cada centímetro da propriedade de meio hectare que ele arrendou em queimadas, na Paraíba. Ele plantou milho, maxixe e fava, um tipo de feijão muito comum no Nordeste
Este ano, o produtor espera ter um rendimento bem melhor do que o do ano passado, quando o tempo seco prejudicou a plantação. José Félix acredita que vai colher pelo menos 600 quilos de fava seca e 400 da verde.
“Eu colho e coloco no depósito porque eu prefiro esperar um preço melhor. Depois que a gente colhe tudo dá tempo do preço ficar bom, e este ano está prometendo”, diz José Félix, agricultor.
Segundo um levantamento do IBGE existem no Brasil 45 mil hectares de fava planada, 41 mil ficam no Nordeste. Mais de 42% da produção nacional sai da Paraíba.
A agricultura familiar é responsável por quase toda a produção do estado. “A gente estima que o aumento esteja em torno de 20 a 30% na produção de fava no estado da Paraíba. Este aumento se deve ao aumento das áreas, mas também a uma condição favorável de chuva”, Sales Júnior, agrônomo - Emater
A produção que não é consumida pelas famílias é vendida nas feiras e vai parar na mesa dos restaurantes. O feijão-fava cozido é um dos pratos mais apreciados na Paraíba. É servido com carne de charque, maxixe, jerimum e outros legumes.
“A fava é um dos grãos mais deliciosos que nós temos. Nordestino que não come fava, não é nordestino”, afirma o comerciante Paulo Dantas.
Mesmo com a safra maior, o preço está igual ao do ano passado. O quilo da fava verde está saindo por R$ 1,50 na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário