Loading...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Mais antiga da América Latina, Biblioteca Pública da BA faz 200 anos

 

Instituição comemora bicentenário com atividades durante todo o dia.
Recital de poesias e shows também estão na agenda.

Do G1 BA
Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador (Foto: Mateus Pereira/Secom)Biblioteca Pública dos Barris, em Salvador
(Foto: Mateus Pereira/Secom)
Com mais de 600 mil itens entre livros e obras de artes, a mais antiga bibiblioteca do Brasil e da América Latina, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia comemora nesta quinta-feira (4) seus 200 anos de funcionamento com uma série de atividades durante todo o dia, entre palestras, apresentações artístico-culturais e lançamento de livro.
A biblioteca encerrará a programação com um recital de poesia com a atriz e poetisa Elisa Lucinda e um show com os músicos Saulo Fernandes, Magary Lord, Peu Meurray e Larissa Luz, a partir das 20h, na Biblioteca, que fica na Rua General Labatut, 23, nos Barris. A programação completa para todo o dia pode ser conferida no blog da biblioteca.
História
A data oficial da inauguração é 13 de maio de 1811, em homenagem ao aniversário do príncipe regente Dom João VI, mas a biblioteca viria a abrir suas portas ao público meses depois, no dia 4 de agosto de 1811, com o nome de Livraria Pública da Bahia. Entre períodos no prédio da atual Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, na Ladeira da Praça e no Palácio do Rio Branco, a biblioteca passou por importantes fatos históricos da cidade de Salvador, como em 1912, quando a instituição chegou a perder quase todo o seu acervo por conta dos bombardeios sofridos pela cidade, provenientes das lutas políticas entre oligarquias da República Velha.
Acervo recuperado e já na atual sede, no bairro dos Barris, a “Biblioteca dos Barris”, como ficou conhecida pela população ao longo dos anos, hoje atende à população de todo o Estado com o seu vasto acervo de obras, além de apoio à pesquisa acadêmica, um sistema de orientação aos portadores de deficiência visual, lançamentos de livros, oficinas, exposições, shows e atividades virtuais.
Serviço
Comemorações dos 200 anos da Biblioteca Pública do Estado da Bahia
Recital poético com a atriz e poetisa Elisa Lucinda: 20h.
Show com os músicos Saulo Fernandes, Magary Lord, Peu Meurray e Larissa Luz: 20h30.
Local: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Rua General Labatut, 27, Barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário