Loading...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Espírito Santo é o estado mais evangélico do país, aponta pesquisa

 

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, número de católicos caiu.
Já são mais de 1 milhão de evangélicos no Espírito Santo.

Do G1 ES
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, na tarde desta terça-feira (23), uma pesquisa sobre a religião dos brasileiros. Segundo a pesquisa, o Espírito Santo lidera na quantidade de evangélicos, com mais de 1 milhão de pessoas, com 15,09% da população.
Enquanto o número de evangélicos cresce, principalmente a quantidade de jovens, os dados apontam que o número de católicos no Estado - e no Brasil - caiu. Em 2003, 62,77% dos capixabas eram católicos. Em 2009, o percentual caiu para 57,04%.
Segundo o professor de Filosofia e Ciência da Religião, Vítor Rosa, a queda do número de católicos tem uma razão histórica. No passado, as pessoas eram obrigadas a seguir a religião e, hoje, ser católico é opcional. "Saímos de um Estado católico para um Estado plural, onde há possibilidades de livre manifestação", afirma Rosa.
Para Marcelo de Aguiar, pastor da Primeira Igreja Batista da Mata da Praia, o número de evangélicos jovens cresceu principalmente porque compõem uma faixa etária mais aberta à mudanças. "O jovem está em um momento de mais flexibilidade na vida, buscando um sentido para sua existência", declara o pastor.
O levantamento da FGV foi feito a partir de dados de mais de 200 mil entrevistas da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário